Pactuação Interfederativa

Processo de negociação entre os entes federados, envolvendo um conjunto de indicadores de prioridades nacionais em saúde, cabendo as três esferas de governo pactuar metas em consonância com os planos de saúde e as programações anuais.

Acompanhando o processo de descentralização de ações e serviços de saúde estabelecidos pelas a pactuação de indicadores nacionais se inicia com o movimento de organização da Atenção Básica, em 1998, que através de explicitava o conjunto de indicadores pactuados para este nível de assistência e forma de mensuração do alcance de metas para os anos de 1999 e 2000.

No ano 1999, o Ministério da Saúde (MS) lança o sistema de informação para o preenchimento dos indicadores e metas por todos estados e municípios do Brasil e inicia a publicação de com indicadores e metas para ações de Vigilância em Saúde, seguindo até o ano de 2012.

No início dos anos 2000, a amplia as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica e define ações para implementar um dos princípios estratégicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que se refere a regionalização da hierarquização dos serviços e ações de saúde, para viabilizar a equidade no acesso dos cidadãos. No que diz respeito aos indicadores nacionais, o MS segue publicando e a Comissão Intergestores Bipartite do estado da Bahia (CIB/BA) publica para as metas do Estado.

No contexto do , os indicadores da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde foram unificados com publicações de , que também orientavam a alimentação do SISPACTO.

Após 23 anos da criação do SUS, o Decreto 7.508/11 regulamenta a Lei 8.080/90 na organização do SUS e reforça as pactuações interfederativas e, por conseguinte, os indicadores nacionais do Pacto pela Saúde, em curso, dando sequência a uma publicação de .

No ano 2021, a se encerra já com a mudança do acompanhamento dos indicadores através do SISPACTO para um novo sistema .

Neste Observatório Baiano de Regionalização está disponível a série histórica dos indicadores do estado e municípios baianos, como o Manual de Pactuação Interfederativa do Estado da Bahia para 2021.

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (APG)
4ª AVENIDA, 400, PLATAFORMA 6, LADO B - 4° ANDAR - BLOCO B - CENTRO ADMINISTRATIVO DA BAHIA - CAB - SALVADOR - BA
CEP 41745-900 TELEFONE: 71 3115 4208/ 3115 9684