Plano Diretor de Regionalização (PDR 2003)

A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem caminhando para a descentralização da sua gestão, privilegiando a transferência de poder de decisão, responsabilidades e recursos para o âmbito municipal.

Com a , revisada e reeditada em 27 de fevereiro de 2002, , o processo de descentralização dá um passo significativo ao definir a necessidade de elaboração do Plano Diretor de Regionalização (PDR) em todos os estados e no Distrito Federal.

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), através da Superintendência de Planejamento e Monitoramento da Gestão Descentralizada de Saúde (SUDESC), assumiu a responsabilidade de coordenar a elaboração do PDR da Bahia em consonância com a Comissão Intergestores Bipartite – CIB/BA, resultando na delimitação de espaços territoriais, como instrumento para subsidiar o modelo organizacional do sistema estadual de saúde.

A SUDESC aprova nas reuniões da CIB/BA, através das , os critérios para a proposta de microrregião e para a definição de sede de módulos assistenciais, respectivamente. Entretanto, para operacionalização dos trabalhos, a equipe condutora da Sesab, em consonância com a NOAS 01/2002 adotou para a divisão do território baiano os 04 espaços descritos abaixo:

Buscando cumprir o prazo previsto para a elaboração do PDR pela NOAS, em 2002, foram realizados 26 seminários regionais com o objetivo de discutir a proposta com os Secretários Municipais de Saúde e fechar um consenso do desenho dos 04 (quatros espaços) referidos anteriormente. Como resultado destes Seminários, a proposta final, ainda que de certo modo provisória, contempla a delimitação de 06 macrorregiões, 31 microrregiões e 122 módulos assistenciais.

A Programação Pactuada Integrada – PPI, realizada no período de abril a agosto de 2003, em seminários microrregionais, é aprovada, através da , e o estado da Bahia altera o PDR, segundo solicitações dos municípios. Nesta alteração o Estado fica com um desenho territorial de 07 macrorregiões, 32 microrregiões e 125 módulos assistenciais.

O estado da Bahia tem a sua habilitação na Gestão Plena do Sistema Estadual (GPSE) aprovada em outubro de 2003, , e nesta oportunidade, o seu PDR é aprovado pelo Ministério da Saúde – MS.

Em agosto de 2004, o desenho do PDR sofre alteração através da com a criação da 08ª macrorregião, denominada de Centro. A criação desta macrorregião resultou do desmembramento da macrorregião Centro Leste, ficando composta pelas microrregiões de Irecê, Itaberaba e Seabra. Neste mesmo período, temos a transferência de 02 microrregiões, Conceição do Coité e Serrinha, da macrorregião Nordeste para a macrorregião Centro Leste e a alteração do polo de Cícero Dantas por Ribeira do Pombal, na macrorregião Nordeste.

O desenho territorial, resultado do PDR 2003, apresentado no mapa abaixo, com as alterações propostas ao longo dos anos de 2004 a 2006, fica com a conformação de 08 macrorregiões, 32 microrregiões e 128 módulos assistenciais.

Mapa - Macrorregiões e Microrregiões do Estado da Bahia - PDR 2003
ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (APG)
4ª AVENIDA, 400, PLATAFORMA 6, LADO B - 4° ANDAR - BLOCO B - CENTRO ADMINISTRATIVO DA BAHIA - CAB - SALVADOR - BA
CEP 41745-900 TELEFONE: 71 3115 4208 / 3115 9684